segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Como Fazer as Malas

Uma das nossas melhores amigas está se mudando para o Canadá e, entre todas as dificuldades e processos necessários para uma mudança tão grande, uma coisa me chamou a atenção: A dificuldade de fazer as malas.

Eu nunca tive que fazer as malas para um período de dois anos, mas mesmo assim acho legal compartilhar um pouco do que aprendi durante a vida. Papai era escoteiro e, portanto, muito bom em fazer malas e me ensinou desde pequena. Passo agora a vocês as melhores dicas que conheço para uma mala funcional:

Faça uma lista. Se você quiser garantir que não vai esquecer nada, faça antes uma lista de coisas que vai precisar. Não precisa ser por escrito, pode ir listando em voz alta, se preferir. Um esquema que funciona muito bem é enumerar as coisas por parte do corpo:

Começando pela cabeça temos: Bonés, chapéus, lacinhos de cabelo, tiaras, toucas, etc.
Tronco superior: camiseta de manga curta, camiseta de manga comprida, camiseta regata, blusa de frio, sutiã, etc.
Na parte de baixo: short, saia, calça, bermuda, vestido, cueca, calcinha, etc.
Para os pés: Tênis, sapato, chinelo, meias, etc
Acessórios: brinco, colar, pulseira, cachecol, lenço, gravata, etc.

Para produtos de higiene (e para o corpo):
Shampoo, condicionador, sabonete, creme para pentear, escova de dente, pasta de dente, protetor solar, repelente, etc.

Essas coisas todas serão adaptadas em quantidade  dependendo do seu destino, estação do ano e tempo de estadia, mas esse guia básico deve ajudar em quase todas as situações.
As últimas dicas que deixo são: leve SEMPRE pelo menos uma roupa da estação oposta. Vai para Campos do Jordão no inverno? Não custa levar uma roupa mais leve, caso esquente. Vai para a praia no verãozão? Leve uma blusinha mais quente, nunca se sabe.
Não se esqueça de levar toalhas, se o local tiver praia ou piscina, leve uma para o pós-nado e outra para o banho. E procure confirmar se os locais possuem roupas de cama, caso contrário, leve as suas.

Quanto à arrumação, eu gosto de deixar as roupas tds em rolinhos bem apertados, pois ocupam menos espaço; os sapatos e produtos de higiene ponho em sacolas para não sujarem o resto e as coisas pequenas como lingiries e acessórios são encaixadas nos pequenos espaços, bolsos e dentro de sapatos.

Em próximos posts, daremos dicas do que levar na bagagem despachada e na bagagem de mão para viagens aéreas.

Acho que é só isso, se alguém tiver uma dica bacana que não foi citada, deixem nos comentários, tenho certeza de que será útil para muitas pessoas!

4 comentários:

  1. Muuuuuuito bom!! Uso a mesma técnica, só que começo pela extremidade oposta kkkk

    outro truque que uso é já enrolar as roupas do jeito q vou usar em viagens curtas (essa blusa e essa saia; esse vestido tem que ser com esse sutiã; essas duas camisetas coringa pra calça que vou usando etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ótimo lembrete esse de combinar as roupas!
      Já aconteceu de eu sair pra viajar levando várias roupas e quando fui usat, percebi que nenhuma combinava kkkk

      Excluir
  2. Nossa dicas ótimas mas meu problema nunca foi arrumar a mala em si. Eu preciso na verdade dicas de quantidade pq minhas malas sempre vão mais cheias que o necessário. Kkkkkkk Se tiver um post assim futuramente vou amar. Ah e a dica de levar uma roupa de estação contraria e super válida faco sempre desde que fui pra Porto Seguro e peguei chuva por lá e um vento frio e não tinha blusa pra esquentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pensar em como fazer um post mais detalhado futuramente, Polly.
      Mas numa dica simples, combinar as roupas em conjuntos e contar um por dia costuma ajudar (lembrando q algumas peças coringa servem em mais de um conjunto) e quanto a roupas de baixo, sempre procuro levar uma ou duas a mais do que o número de dias, pra garantir.

      Excluir